Como meditar em casa?

meditação em casa

A prática da meditação contribui para que milhares de pessoas ao redor do mundo tenham mais saúde e disposição. Afinal, atualmente, transtornos como ansiedade e estresse são cada vez mais frequentes e atrapalham a qualidade de vida das pessoas. No entanto, por meio da meditação, é possível alcançar o autoconhecimento e tranquilidade necessários para vivenciar e superar esses problemas.

Por isso, elencamos algumas dicas valiosas para que você inicie seu processo de meditação em sua casa. Prepara-se e descubra agora mesmo como meditar no conforto do seu lar:

1.Qualquer forma de meditação é válida

O mais importante é começar. Existem mais de mil formas de meditar. Mas para que todas elas funcionem, é importante lembrar que o corpo deve estar bem confortável e cômodo. Quase sempre, sentado é a melhor forma, porque diminui o risco de dormir.

2.O ambiente deve estar harmônico

Um lugar no qual você não possa ser interrompido e sem muitos ruídos externos. Mas isso é o ideal, pode-se meditar em qualquer lugar. Flores, música e incenso são gostos muito individuais e que podem contribuir durante o processo.

3.A música é um grande auxílio

Quando a gente é muito “mental”, uma música suave pode ajudar a sair dos pensamentos e guiar você por onde a sua alma precisa estar, a fim de compreender e resolver suas pendências.

4.Leituras podem orientar o processo

Alguma leitura sobre o tema ou mesmo uma oração podem ser usadas antes de meditar, mas o importante é observar os pensamentos, sentindo a voz interior e muitas vezes ouvindo as respostas às nossas orações. 

5.Cuide dos 4 corpos

Estar em sintonia com seu corpo físico, emocional, mental e espiritual é essencial para que a prática da meditação funcione da melhor forma possível.

6.Pode começar “soprando” o ar

Quando estamos ansiosos, o ar não entra fácil. Então é melhor expirar primeiro: bem comprido e bem devagar. Pelo menos umas três vezes. E procure relaxar o corpo. Completamente.

7.Crie uma “nuvem” de alguma cor

Pode ser a cor lilás, por exemplo. Essa nuvem deve estar acima de sua cabeça para que você possa observar na sua tela mental os pensamentos passando como se fossem outras nuvens, da esquerda para a direita, sem se ater a nenhum. Você é apenas o observador. E caso algum pensamento te incomode, dirija-o a esta nuvem para ser ali trabalhado.

8.Não tema pensamentos indesejados

Caso você comece a perceber algum sentimento indesejado, também o coloque na nuvem acima da sua cabeça, ou até mesmo fora do quarto ou da sala onde você está.

9.Peça alguma proteção espiritual

Faça isso conforme a sua fé ou devoção. Você pode visualizar um Cinturão Eletrônico de Luz à sua volta, na cor azul, que é a cor da proteção. Se quiser, evoque Arcanjo Miguel para esta tarefa.

Mas, cuidado com as pegadinhas

A maioria das escolas e livros sobre meditação orienta que se deve meditar a partir da mente, como se a mente fosse tudo. No entanto, a mente, mente! Assim, não dá para confiar exclusivamente nela – uma vez que as motivações mentais vêm do cérebro, que é um órgão dividido em duas partes. Por isso, da mesma forma que você cria a perfeição, o seu “oposto” é criado junto.

Assim como pontua Drunvalo Melchizedek, no seu livro Vivendo no Coração, Pensamento, de acordo com as orientações de Sri Yuktesvar, é preciso aprender a criar a partir do coração, um órgão inteiro, na unidade.

A partir dos passos já citados acima, a próxima etapa é:

1) Traga à mente alguma situação alegre ou muito amorosa que você tenha vivido; ou algum sentimento de gratidão. É assim que vai se abrindo o coração.

2) Depois, é necessário conectar-se com o Pai e a Mãe Divinos para entrar no espaço sagrado do coração. Com a gratidão à Mãe Terra e ao Pai Céu ou Pai Sol, você, a Criança Divina, estará protegida e amparada.

3) Tornando-se pequeno, podemos entrar no nosso próprio corpo, onde vamos nos dirigir para o coração. Ao chegar ali, perceba as paredes internas desse órgão como se você estivesse por dentro e sinta e ouça as batidas do seu coração.

4) Quando você se reconhecer dentro do Espaço Sagrado do Coração, diga: “Que haja Luz!” e visualize acender a luz dentro desse Espaço Sagrado.

Lembre-se

O Meditar Curitiba está sempre à disposição para te guiar e instruir no passo a passo da meditação. Venha meditar com a gente: toda terça-feira, às 20h, no Órleans.

Informações: (41) 99981-8931  ou pelo contato@meditarcuritiba.com