É sobre meditar: conheça o novo livro do Meditar Curitiba

Com mais de 20 anos de experiência na prática e ensino da meditação, Sérgio Pizzani e Terezinha Leão reuniram em seu livro conhecimentos e benefícios que a meditação oferece

Quando foi a última vez que você tirou um tempo para olhar para você, sobre você e como você está se sentindo? Perceber a nós mesmos é fundamental para que possamos permanecer em um caminho de constante evolução e bem-estar pessoal. Por esta razão, na obra É sobre meditar, os autores Sérgio Pizzani e Terezinha Leão, cofundadores do Meditar Curitiba, nos convidam a refletir sobre o que temos dentro de nós. Segundo eles, para conquistarmos nossa plenitude, precisamos olhar para dentro.

É sobre meditar

Antes de nos entregarmos à prática da meditação, é normal que tenhamos o desejo de compreender melhor o que ela representa e quais benefícios poderá trazer às nossas vidas. A partir da sensibilidade desenvolvida pelos autores durante seus anos  dedicados ao exercício e estudo da meditação, eles compilaram na obra respostas para questões como: 

  1. – O que é ou não é meditar
  2. – Por que meditar
  3. – Comecei. E Agora?
  4. – Efeitos colaterais

Isso tudo e mais dicas práticas com possibilidades para explorar as inúmeras formas de meditar como, por exemplo, por meio das cores. 

QUERO COMPRAR

É claro que tudo isso você encontrará na íntegra ao investir seu tempo na leitura do livro, mas para que você conheça um pouco melhor os ensinamos compartilhados em É sobre meditar, nós preparamos este conteúdo. Aproveite! 

O que é ou não é meditar

Sabe aquele dia de chuva onde você para na janela para ver os pingos correndo lentamente pela vidraça e o pensamento vai longe? Em um capítulo que alia experiência pessoal ao conhecimento da prática da meditação, os autores nos estimulam a refletir sobre o que é ou não meditar, a partir da associação com o devaneio.

Sendo a meditação algo natural e prazeroso ao dia a dia de quem a pratica. Nem sempre acontecerá de forma consciente. Afinal, faz parte de nós olharmos para dentro, mesmo que não percebamos que o estamos fazendo. Por isso, ao adquirirmos esta compreensão, podemos guiar nossa essência às questões necessárias dentro de nós e explorarmos a meditação como uma grande aliada para nosso bem-estar. 

A ideia do livro é justamente permitir que possamos  aprender a trabalhar esta possibilidade também de fora para dentro. 

Por que meditar

Sérgio e Terezinha nos convidam a pensar na meditação como um processo de perdas, mais do que de ganhos (pelo menos no início da prática em nossas vidas). 

Esta é uma afirmação curiosa, não é mesmo? Mas olha só: se você pensar que ao abraçar o hábito de meditar você olhará para dentro a fim de perder coisas como: 

  1. – Mau humor
  2. – Tristeza
  3. – Remorsos
  4. – Arrependimentos
  5. – Ódio
  6. – Sintomas da depressão e ansiedade

Aí sim esse processo inicial de perda começa a fazer muito mais sentido. 

Porém não são apenas estas perdas que fazem parte dos benefícios que meditar nos oferece. A partir delas e também de um conhecimento maior sobre nós mesmos e nossos momentos, os ganhos começarão a aparecer. Entre eles: 

  1. – Mais alegria no dia a dia
  2. – Habilidade de perdoar
  3. – Concentração mais apurada
  4. – Bem-estar emocional
  5. – Calma
  6. – Equilíbrio 
  7. – Paz consigo e com quem te cerca
  8. – Redução do estresse
  9. – Bem estar pessoal

E para saber mais sobre estas perdas e ganhos, em É sobre meditar também há um capítulo especial para falarmos sobre isso. 

A meditação é o silêncio que traz respostas

Meditar é ouvir as respostas que sua essência anseia por conseguir. 

Por exemplo, a diferença entre meditação e oração é que na oração você só pede e não ouve; na meditação você silencia para ouvir as respostas. A questão é bem simples: você consegue ouvir enquanto está falando? É preciso silenciar para alcançar a autocompreensão e autoconhecimento.

O que você pretende: alcançar o satori (palavra que os mestres zen usam para a iluminação duradoura e profunda)? Um momento de insight, no qual a mente se esvazia totalmente e é possível perceber a presença total? O samadhi (a meditação completa, que no sistema yoga define a comunhão com o universo)? Ou quer apenas livrar-se de algumas preocupações e melhorar um pouco o seu desempenho pessoal e o seu humor e estresse?

Tudo vai depender da sua dedicação e do tempo. Se você comprar uma bicicleta fabulosa e não pedalar, dificilmente terá músculos fortes, pernas torneadas e bom desempenho físico. Quanto você pretende melhorar? Em quanto tempo? Provavelmente não será em uma semana. Há que se dedicar para tanto. A sua conquista será  proporcional à sua dedicação.

É sobre meditar, mas também é sobre você! 

Em É sobre meditar também foram compartilhadas possibilidades de chamar para si sentimentos e benefícios a partir da meditação com as cores. Exemplos práticos de como guiar uma meditação, a fim de alcançar o bem estar pessoal.

Sérgio Pizzani e Terezinha Leão acreditam que a nossa melhor saída sempre estará dentro de nós e que a vida vale a pena se pudermos aliviar o sofrimento de alguém. E foi com este objetivo que trouxeram à luz o livro É sobre meditar: para compartilhar experiências e conhecimentos práticos a respeito desta possibilidade, a fim de estimular e aproximar pessoas do seu Eu interior. 

Tudo o que você precisa está dentro de você. Basta aprender a enxergar. 

QUERO O LIVRO

Confira o livro e aproveite também para acompanhar o Meditar Curitiba em nossas redes sociais. Siga a gente no Facebook e Instagram