Meditação e arte

meditação_e_arte

Inspiração. Nada mais próximo da Meditação do que um momento de arte, quando você começa a criar e a sentir o objeto da sua criação.

No início é apenas um sonho, uma concepção, mas aos poucos vai tomando forma, delineando os seus limites e tomando consistência; tomando forma, cor, textura, luminosidade, brilho e beleza, mostrando a sua expressão e o seu propósito. As linhas vão-se confirmando, as cores definem sua opinião, e a textura expressa o seu significado, as luzes atestam a sua finalidade e o brilho começa a separar as coisas importantes daquelas que apenas constituem o recheio.

No final, a expressão do belo, da harmonia, da verdadeira expressão do existir.

A arte, em todas as suas formas, está muito perto da Criação. Ela se torna parte da própria criação, possibilitando existir o que não existia antes.

Um minuto, um momento de inspiração pode transformar o mundo.

Pense no momento da criação da Monalisa de Da Vinci; na Nona Sinfonia de Beethoven; nas Lusíadas de Camões; no Davi de Michelangelo; no filme O Garoto, de Charles Chaplin; no balé O Lago dos Cisnes de Tchaichovsky; na peça grega Édipo-Rei de Sófocles; na fotografia de Albert Einstein mostrando a língua; nas histórias em quadrinhos de Batman e Robin; nos jogos multimídia e na arte digital, também considerados tipos de arte. Ousaria incluir mais um tipo de arte, o mosaico. O que dizer da arte dos mosaicos bizantinos que perduram até hoje, século após século, pensados para durar, numa época em que não havia ainda a fotografia e nem mesmo a prensa de Gutemberg.

Seguramente a criação ocorre em algum outro lugar que não a mente humana, que apenas a reconhece e documenta. Alguns artistas confessam que a obra “veio” simplesmente pronta e o que eles fizeram foi escrevê-las ou pintá-las, enfim, documentar a criação que levou os seus nomes. De algum lugar elas vieram, pode ter sido mesmo uma conexão com o Eu Superior, não através da mente, mas do sentimento, através do coração, onde mora a criatividade.

Apenas com o equilíbrio completo do Ser, lados direito e esquerdo do cérebro conectados com o coração, é que poderemos acessar todo este potencial de criação infinito, que poderá transformar o mundo.

Se você busca soluções, a resposta está dentro de si mesmo!