Hinduísmo – Lições de sabedoria

Uma vez, quando Narada estava indo para Vaikuntha* Ele encontrou dois Sadhus que estavam fazendo tapas. Eles perguntaram para onde ele estava indo e ele respondeu “Vaikuntha”. Ambos queriam saber como o seu tapas estavam progredindo, então eles pediram a Narada que perguntasse a Vishnu quando eles alcançariam a libertação.Narada foi a Vaikuntha e voltou com a informação. 

Para o primeiro Sadhu ele disse: “Você está muito perto de Deus. Depois de mais quatro ou cinco nascimentos você obterá a libertação.” O Sadhu ficou muito aborrecido com essa previsão porque ele achava que estava quase iluminado. “Eu tenho feito tapas desde o meu nascimento”, ele disse, e sei que fiz tapas em nascimentos anteriores. Porque eu tenho que esperar mais quatro ou cinco nascimentos? Essa previsão não pode estar correta”. 

Narada disse ao segundo Sadhu: “Você tem feito tapas sob uma árvore de tamarindo. Para você também a libertação virá eventualmente, mas primeiro você terá que nascer mais tantas vezes quanto as folhas desta árvore.” O segundo Sadhu ficou muito feliz ao ouvir isso. “Moksha é certo para mim! ele exclamou. “Ele virá um dia. O próprio Vishnu garantiu isso!” Naquele momento, veio um grande vento e arrancou todas as folhas da árvore. Quando a última folha tocou o chão, ele realizou o Eu. O Sadhu que era paciente e contente mostrou que ele realmente tinha se rendido. O outro Sadhu mostrou sua imaturidade por sua frustração e sua impaciência. Se você realmente se rendeu, você não exige a realização de Deus. Você fica contente com o que quer que Ele lhe dê. 

Glossário e notas de rodapé. 

*Vaikuntha é o mundo celeste que é presidido por Vishnu. Na mitologia Hindu, Narada é um mensageiro de Deus. Ele tem uma disposição travessa que ele usa para causar problemas tanto na terra quanto nos reinos celestes. As suas travessuras são divertidas e não maliciosas. A sua intervenção nos assuntos de outras pessoas é sempre benéfica a longo prazo. 

Sadhu – um buscador espiritual em tempo integral. 

Tapas – Geralmente isso significa Meditação. Tapas vem de uma palavra sânscrita que significa “calor”. Fazer tapas é queimar as impurezas por uma intensa prática espiritual interna. 

Libertação – iluminação, fim da necessidade de novos nascimentos, também chamada de Moksha Moksha – Libertação, ver acima.

Texto extraído do Livro Vivendo pelas palavras de Bhagavan – A Biografia de Annamalai Swami.

Autor David Godman – Satsang Editora