Meditação e oração: você sabe silenciar para ouvir as respostas?

Meditação-e-Oração

Você que já faz suas orações todos os dias deve ter-se perguntado: “Se eu já faço minhas orações regularmente, por que eu deveria meditar?” Ou ainda: “Se eu já faço minhas orações diariamente, que benefícios eu teria a mais com a meditação?”

A questão é muito simples:
Você consegue falar e ouvir ao mesmo tempo? Quando você reza/pede/ora, é só você que fala. Você sabe silenciar para ouvir as respostas?

A meditação é quando Deus fala.

E Ele fala de formas bem diversas: pode ser através de um sentimento que brota no fundo do coração, um palpite, pode ser uma alegria inexplicada que você sente do nada, pode ser através de uma intuição de ligar ou falar com alguém ou um impulso de se mover em alguma direção, seja pessoa, trabalho ou estudo, pode ser uma pessoa que traz uma mensagem para você.

Poucas pessoas conseguem “ouvir” uma voz real falando no seu ouvido em resposta às suas orações. Às vezes pode ser um outdoor com uma mensagem, por exemplo, ou alguém te liga e diz uma frase que fica reverberando na sua memória com um recadinho.

Enfim, Deus, o Supremo, ou a Sabedoria Maior, é bem criativo/a.

Para ouvi-lo, só uma mente atenta e perspicaz em silêncio.

Tente deixar passar os pensamentos na mente sem segurar nenhum deles, e como se você fosse uma terceira pessoa, um observador, assistir os pensamentos passando sem se identificar com eles; na verdade, apenas sentindo.

Por isso é tão importante aprender a silenciar. As respostas já estão dentro de nós, para tudo aquilo que nos angustia nós já temos as respostas prontas, mas sem o silêncio sequer conseguimos formular a pergunta certa.

Aquele anseio da alma que tanto te aflige, em algum lugar logo ali, já está realizado. Mas é preciso limpar o caminho para que ele se manifeste, deixando de lado as preocupações, a ansiedade e os medos. Simplesmente silenciando a mente e ouvindo o coração.

A mente, mente! O silêncio é precioso!