6 benefícios da meditação para a saúde

beneficios-da-meditacao-para-a-saude

Por séculos, a meditação é usada como técnica para trabalhar com nossas mentes, a fim de promover compreensão e relaxamento. Antes mesmo do surgimento da ciência e medicina moderna, os monges do Himalaia já se valiam e repercutiam os benefícios e vantagens oferecidos por meio da meditação. Muito do tempo deles foi dedicado a entender e cultivar a quietude, como forma de organizar a mente.

O uso da meditação como prática em prol da saúde é um ganho para a sociedade atual, uma vez que os estilos de vida que compõem as rotinas das pessoas estão cada vez mais corridos e estressantes. Perceber os benefícios da meditação estimula o bem-estar consigo mesmo e a partir disso o bem-estar para viver o dia a dia.

Existem estudos e pesquisadores que se dedicam a entender como a meditação influencia no nosso corpo e cérebro e por meio dos seus resultados separamos 6 benefícios que podemos desenvolver pela prática dessa atividade.

1. Redução da ansiedade e depressão

Já foram realizados muitos estudos que defendem a meditação como agente eficaz contra sintomas da depressão e ansiedade. Em 2014 a Mindworkers realizou 47 estudos com 3.515 participantes, a fim de comprovar os benefícios e eficácia da meditação contra essas doenças. Concluiu-se que a meditação acalma a mente e impede que emoções extremas entrem em erupção, de modo a estimular as pessoas a encararem e tranquilizarem seus sentimentos, antes de chegarem ao estado crítico da depressão.

2. Estimula a imunidade  

A Ohio State University, nos Estados Unidos, realizou um estudo que demonstra como exercícios regulares de relaxamento muscular, a partir da meditação, reduzem o risco de câncer de mama. E num outro estudo, feito pela mesma universidade, concluiu-se que a meditação, aliada aos exercícios de relaxamento físico, contribui para que os linfócitos – ou células matadoras naturais, melhorem o sistema imunológico dos praticantes, possibilitando uma resistência maior a tumores e vírus.

3. Controla a pressão sanguínea

A prática constante da meditação possibilita a redução da pressão sanguínea. Conforme um relatório elaborado pelo British Medical Journal, no Reino Unido, os praticantes de exercícios baseados na meditação têm uma pressão arterial consideravelmente menor e mais controlada. Os especialistas afirmam que meditar reduz a possibilidade de resposta do organismo ao cortisol e a outros hormônios ligados ao estresse, atuando da mesma forma com a qual os medicamentos redutores de pressão atuam.

4. Bem-estar emocional

Além dos benefícios físicos, a meditação também é eficaz para promover o bem-estar emocional. Algumas pessoas são assombradas por traumas do passado que afetam em seu estado emocional e, para promover a compreensão e tranquilidade, a meditação ajuda a reviver o equilíbrio pessoal, limpando gradualmente a consciência de memórias ocultas e emocionalmente carregadas. O resultado é que pessoas que meditam experimentam mais liberdade e senso de equilíbrio muito maiores.

5. Alívio dos sintomas da Síndrome do Cólon Irritável

Síndrome do Cólon Irritável é um distúrbio intestinal comum, caracterizado por inchaço, dor abdominal, cãibras e comportamento intestinal alterado. Curiosamente, cerca de 15% da população mundial sofre com ela. Sua causa exata não é compreendida. Mas os pesquisadores da State University of New York, em Nova York, nos Estados Unidos, recomendaram a meditação diária para controlar a síndrome do cólon irritável, após uma série de estudos bem-sucedidos, que comprovam que o conhecimento do corpo proporcionado pela meditação promove uma sintonia maior entre organismo e mente, que acalma certos distúrbios físicos.

6. Aumenta a felicidade

A PhD em psicoterapia e meditação avançada, Maria Camara, defende em suas pesquisas que a meditação nos ajuda a nos conectarmos com nossas verdadeiras qualidades. A partir disso, desenvolvemos uma capacidade de aprender a trabalhar diretamente com nossos pensamentos, a fim de compreendermos a totalidade de nossas emoções e estimular a sensação de felicidade, clareza e paz de espírito.

Se você deseja desfrutar desses benefícios saudáveis ​​da meditação, agora é a melhor hora para começar!